A Formação "Vamos pro LAB!" (carga horária: 60h, sendo 40h online e 20h presenciais) está estruturada para formar educadores das redes estadual e municipais da Bahia, via regime de colaboração, na utilização de laboratórios escolares como ferramentas pedagógicas alinhadas ao Currículo de Educação Científica da Bahia.
Priorizamos o pensamento crítico na investigação científica, valorizando a interdisciplinaridade e a sustentabilidade através de metodologias ativas como STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) e ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos) em atividades escolares voltadas para o letramento científico. Essa formação considera que os laboratórios sejam espaços plurais de inovação, inclusão e prática científica contextualizados com os desafios inerentes às realidades escolares da Bahia.
A etapa online da Formação "Vamos pro Lab" tem como objetivo propor ferramentas pedagógicas inovadoras para diversificar as atividades práticas desenvolvidas por professoras e professores no laboratório de ciências das escolas estaduais da Bahia.
Busca proporcionar aos participantes o domínio de técnicas de programação e resolução de problemas computacionais. Para desenvolver a capacidade dos participantes para criar projetos interativos e criativos, tais como jogos, animações e simulações e promover a compreensão dos princípios fundamentais da lógica de programação e sua aplicação em diferentes contextos.
Ao longo da nossa jornada, vamos mergulhar em ferramentas como MIT App Inventor, Glide Apps, Lovable.dev e ChatGPT. Com elas, será possível criar aplicativos de maneira prática e criativa, ampliando as possibilidades da educação tecnológica e científica. Produzir apps vai além de programar: é abrir caminhos para que nossos estudantes transformem ideias em soluções reais!
Experimentação e discussão acerca dos Jogos e da Gamificação na educação. A aprendizagem se dará de maneira colaborativa, com cursistas e professores construindo o caminho tal qual um quebra-cabeças. Ao mesmo tempo, descobriremos jogos diversos e metodologias que partem do fomento de ambientes lúdicos com o objetivo de construção de aulas mais significativas e promotoras de engajamento.
A formação “Ensino de História e Novas Linguagens: Possibilidades Metodológicas” surge com o intuito de promover a atualização docente frente às novas tecnologias e linguagens digitais, oferecendo aos professores ferramentas e metodologias inovadoras que dialogam com a realidade dos estudantes e com as demandas atuais.
A formação propõe um espaço de reflexão teórica e prática sobre o uso de mídias como podcast, audiovisual, fotografia, RPG, entre outras, integradas a metodologias ativas e à cultura maker, a fim de ampliar o repertório metodológico dos educadores. Ao articular teoria, experimentação e aplicação, o curso visa não apenas ao desenvolvimento de competências técnicas, mas também à construção de uma prática pedagógica mais crítica, criativa e significativa.
Com carga horária de 60 horas, o curso tem como foco o fortalecimento da atuação docente em História, promovendo o protagonismo do professor como agente de transformação no processo educativo, estimulando nos estudantes o pensamento crítico e o interesse pela disciplina.
A formação "Educação Ambiental e Mudanças Climáticas" aborda uma temática de grande relevância para o cenário atual, com o propósito de apoiar educadores(as) na elaboração de práticas pedagógicas que promovam a consciência socioambiental e incentivem a reflexão crítica sobre os impactos das mudanças climáticas e as possíveis formas de mitigação.
Esta atividade formativa tem como objetivo propor uma discussão sobre a fotografia suas técnicas e estéticas, semiótica e multiletramentos dialogando com os processos metodológicos do ensino-aprendizagem.
O curso aborda a produção audiovisual como uma possibilidade pedagógica, capacitando professores da rede estadual de ensino para a aplicação prática dessa linguagem no contexto educacional.
Este curso tem como objetivo capacitar educadores para o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, dinâmicas e centradas no aluno. Por meio de uma abordagem prática e colaborativa, os participantes explorarão estratégias como sala de aula invertida, aprendizagem aos pares, gamificação, aprendizagem baseada em problemas, cultura maker e projetos, aplicando-as em contextos reais de ensino. O curso busca desenvolver competências para transformar o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a autonomia, o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes.
Introdução à Aprendizagem Criativa e programa de mentorias voltado para o desenvolvimento de projetos inovadores!
O curso tem como objetivo estimular professores da Rede Estadual de Educação na experimentação da linguagem teatral e seus processos criativos. Através de uma abordagem interdisciplinar, promove a coletividade e a experimentação nas diversas áreas da criação cênica, como interpretação, maquiagem, figurino, sonoplastia e cenografia. Com o intuito de proporcionar aos educadores uma formação que vai além do tradicional, pretende-se estimular a criatividade, a expressão individual, habilidades cognitivas sociais e emocionais, além de oferecer suporte pedagógico para a experimentação do Teatro em sala de aula a partir da Pedagogia Teatral.