Inscrições abertas para formação STEAM²

0 Comments

A formação STEAM² promovendo atividades abertas e acessíveis que estimulem o envolvimento de educadores e estudantes da Bahia. 

Lançada em 2024, a nova edição da Formação STEAM+, agora intitulada STEAM², amplia sua proposta inicial, trazendo um novo foco para a popularização das ciências e a disseminação da metodologia STEAM na educação básica de forma ainda mais abrangente.

Diferentemente da edição anterior, que priorizou um grupo específico de professoras e alunas, o STEAM² buscará alcançar um público diversificado, promovendo atividades abertas e acessíveis que estimulem o envolvimento de educadores e estudantes. Essa abordagem visa intensificar as discussões sobre interdisciplinaridade e inovação no contexto educacional, reforçando o papel das escolas como espaços centrais para a difusão do conhecimento científico e o desenvolvimento de soluções criativas para desafios reais.

“Desde quando eu entrei na rede, eu sempre tive vontade de desenvolver projetos. Cheguei, inclusive, a vir para a Feciba algumas vezes. Enquanto educadora, sempre achei que tinha que tratar o meu aluno da melhor forma. Eu sempre achei que estava ali para passar o aprendizado da melhor forma possível e, estar com o IAT neste projeto, foi um presente muito lindo na minha vida, pois fortaleceu demais este meu propósito de levar a educação de uma forma experenciada, com uma didática mais interativa, que os alunos conseguissem compreender melhor o conteúdo. Para mim foi tudo maravilhoso. As idéias, os pensamentos, não param. Fico procurando o que fazer e o tempo todo. Estou sempre em movimento. Eu já era STEAM e não sabia. Agora eu sei e isso eu devo grande parte a vocês. Muito obrigada pela oportunidade!”  contou a professora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão de Guanambi – NTE 13, Leiliane Mascarenhas, que participou da primeira edição do projeto.

Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, a formação será realizada de forma híbrida e em três etapas: uma trilha formativa online oferecida pelo IAT, o Desafio STEAM, no qual os educadores formarão suas equipes, compostas por pelo menos 05 estudantes e outros educadores, para elaborar um plano de ação STEAM na escola e desenvolver soluções para desafios propostos durante a formação e o Desenvolvimento de Projetos. Etapa em que os educadores terão um prazo para, junto com suas equipes, estruturar uma solução para o desafio.

“Com essa nova perspectiva, o STEAM² reafirma o compromisso da Secretaria da Educação em promover a transformação educacional por meio da ciência, tecnologia e arte, fortalecendo a conexão entre educação básica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao ampliar o alcance do programa, o IAT espera inspirar um movimento de transformação educacional que integre estudantes, professores e gestores escolares em torno da construção de um futuro mais equitativo, criativo e inovador”, afirmou o coordenador de Cultura MAKER e Aprendizagem Criativa do IAT, Arlindo Santiago.

STEAM+

A STEAM+, realizada em 2024 para educadoras da rede pública estadual, visou fomentar a participação de meninas e mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A formação utilizou uma metodologia interdisciplinar que tem a função não só de intensificar o aprendizado nestas cinco áreas do conhecimento, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.

Categories: